quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Vocês hão Eu ar

O que é antipoesia? “Um tapa na cara do presidente da sociedade de Escritores” 
O que é um antipoeta? “Um sacerdote que não crê em nada”, “um bailarino à beira do abismo”, “um vagabundo que ri de tudo, até da velhice e da morte”.

 (Nicanor Parra)






Como narrei na primeira postagem deste blog, na "apresentação", quando eu era pequena escrevia. Escrevia poesias. De repente quando ninguém esperava, eu pegava papel, caneta ia pro canto e voltava com uma surpresa. Talvez fosse uma forma de expressar o silêncio, onde as pessoas não entendiam suas palavras. Cheguei até ter grande entusiasmo para publicar um livro, ganhei um concurso de poesia na escola, com uma poesia profundalindamente piegas...mas não sei quando ou porque, em algum momento acabou... Os anos se passaram e mais uma vez precisava me expressar com o corpo dentro das palavras. Resultou nos escritos que vocês vêem acompanhando. Mas nunca poesia, pelo menos aquela que se parece poesia. E hoje aconteceu algo inesperado, como a surpresa de minhas poesias quando pequena, na diversão de brincar com as palavras, foi saindo algo parecido com o que é nomeado: poesia! 
Ela seria introduzida a partir de algum personagem de um próximo conto, o que tinha como principal objetivo passar a responsabilidade da tolice que escrevi para terceiros. Mas meus personagens tem lá sua personalidade e seus limites comigo, foram duros e não admitiriam tal absurdo.
Eles tem razão, que eu arque com a responsabilidade. Divido com vocês um dia importante em minha breve história de escritora fracassada. Se for possível, bom poesiAR!


Vocês hão Eu ar.

Deus os livra
Eu LIVRO
Vocês creem
Eu CRIO
Vocês céu
Eu PÁSSARO
Vocês penam
Eu PENA
Vocês Sacrifício
Eu ício
Eu ÓCIO
Vocês foram
Eu VÃO
Vocês remédio
Eu MANIPULAÇÃO
Eu POESIA
Vocês punição.


Maria Carolina Abreu, confuso dia 11/09/2015


2 comentários:

  1. Muito carolina, carol!!! Obrigada pela divisão inteira... linda!!!

    ResponderExcluir
  2. Alou. Obrigado por listar o Alma de Tinta por aqui. Fico lisonjeado. Gostei da tua poesia. Abraços. :)

    ResponderExcluir